Oficina de composteira.

Importância da compostagem para o ambiente:
Reduz a quantidade de resíduos em aterros;
Enriquece a terra com nutrientes para as plantas;
Melhora a estrutura do solo, aeração, capacidade de reter água;
Ajuda na drenagem em solos argilosos e na retenção de água em solos arenosos.
#1 RESÍDUOS
O processo inicial básico é fazer a separação do material que é reciclável do que não é, dando o devido fim: reciclável pode ser transformado em um novo material; o orgânico pode nutrir hortas e jardins depois de decomposto.

#2 SERES DETRITÍVOROS
São aqueles que comem os restos orgânicos, como as minhocas, que são animais importantes para a qualidade dos ecossistemas. Quando cavam seus túneis sob a terra, facilitam as trocas gasosas. Ao se alimentarem dos restos orgânicos, transformam-nos em húmus.

#3 COMPOSTO
A matéria orgânica, depois de ser degrada e decomposta pelos animais e microorganismos, se transforma em húmus, chamado também de terra preta. É muito nutritivo para as plantas e excelente adubo para hortas e jardins no geral.

FAÇA VOCÊ MESM@!
-
Distribua os resíduos em caixas plásticas ou latas, empilhadas e com furos em baixo (exceto a última), como na figura abaixo.
-
Na primeira caixa digestora ficam os resíduos orgânicos para decomposição e as minhocas.
-
Na caixa digestora abaixo é formado o humus.
-
Na caixa coletora, fica o biofertilizante líquido, conhecido também como chorume.

-
Ao separar o material, é necessário ter 2 vezes mais resíduos marrons (serragem, folhas secas, papelão) que verdes (frutas, legumes, vegetais, erva-mate). Os elementos marrons contribuem com carbono e os verdes com nitrogênio. Além disso, é preciso ter oxigênio e umidade (pode-se acrescentar água).
-
O composto estará pronto, após algumas semanas, quando tiver aspecto e cheiro de terra. Então é possível adicionar esse adubo diretamente nos canteiros de hortas e jardins, fertilizando flores, folhagens, legumes, verduras, árvores frutíferas e demais vegetais.

O que DEVE ir para a composteira:
restos e cascas de frutas, legumes, verduras, raízes, capim e folhas secas, grama e restos de poda, papel de jornal, papelão, saquinho de chá, pó de café com coador de papel, erva-mate
O que NÃO vai para a composteira:
produtos de origem animal, gorduras e óleos, comida temperada, cinzas e bitucas de cigarro, vegetais estragados