Vivenciando a natureza em sala de aula.

​Ideias e recursos para aplicar o conteúdo

#1 PROMOVA UMA SESSÃO DE FILMES

Assistam a um filme com temática ambiental. Os diferentes gêneros cinematográficos contribuem para a percepção variada sobre o tema com uma diversidade de interpretações. Essa simples atividade pode ampliar o pensamento crítico dos estudantes. Além disso, sair da rotina da sala de aula aumenta a disposição em aprender.

Sugestão de animações.

Movimente os pôsteres e conheça os títulos

Lórax (2012)
Rio (2011)
Wall-e (2008)
Os sem-floresta (2006)
Procurando Nemo (2003)
Happy Feet (2006)
Bambi (1988)
Vida de Inseto (1998)

Sugestão de documentários.

Movimente os pôsteres e conheça os títulos

Home, o mundo é a nossa casa (2009)
Ilha das Flores (1989)
Uma Verdade Inconveniente (2006)
A Última Hora (2007)
A História das Coisas (2007)
Oceanos (2009)
Lixo Extraordinário (2010)
O Veneno Está na Mesa II (2014)
O Veneno está na Mesa (2011)
O Grande Milagre (2012)
 

#2 INSTIGUE A CURIOSIDADE PELA CIÊNCIA

Envolva @s alun@s em um projeto científico, como uma feira de ciências, por exemplo. Essas lições podem ser feitas com materiais do dia a dia, como gelo, papel alumínio, garrafas pet, borracha, lâmpadas, termômetros, terra, argila, algodão. Além disso, são instrumentos lúdicos e bastante pedagógicos que aumentam a consciência de estudantes no geral.

Experimento de erosão no solo.

Esse experimento demonstra a relação entre a precipitação e a erosão do solo. Também exemplifica a importância da proteção da vegetação ciliar, aquela ao redor dos cursos d'água.

Materiais:

  • 6 garrafas pet;

  • tesoura, cola quente e barbante;

  • terra, galhos, folhas secas e cascas, sementes de alpiste.

Como fazer:

  • Faça um corte longitudinal em três garrafas, conforme imagem abaixo. Depois, coloque-as em uma superfície plana e fixe com cola quente. Lembrando que os gargalos das garrafas devem ultrapassar o limite da tábua onde foram coladas;

  • Corte a parte inferior de outras três garrafas e faça dois furos nas laterais, passe o barbante e amarre. Esses "copos" servirão para recolher a água em excesso durante o experimento;

  • O próximo passo é encher as garrafas com terra. Espalhe as sementes de alpiste na primeira, cobrindo com uma camada de terra. Em outra coloque os galhos, folhas secas e cascas. A última fica somente com terra;

  • O experimento só poderá ser conduzido quando as plantas estiverem desenvolvidas  na primeira garrafa;

  • Para a execução da experiência, regue a terra das três garrafas e veja o escoamento de água para os copos pendurados. Faça a turma anotar os resultados e observações e em seguida discuta-os.

Percebe-se que a água que escoou da garrafa com vegetação é mais limpa que as outras duas. Diversos conceitos que em sala de aula podem ser abstratos, são trabalhados visualmente neste experimento, como a degradação do solo, assoreamento dos solos, deslizamento de terras sem vegetação, a problemática do desmatamento, proteção das matas ciliares e cursos de água.

 

Durante a discussão, questões podem ser abordadas, como qual o impacto que a vegetação apresenta para reduzir ou evitar a erosão, de forma podemos diminuir o assoreamento dos solos, qual a importância das matas ciliares para evitar a erosão, entre outras.

 

#3 PROMOVA UMA WEBQUEST

Uma webquest é uma prática de ensino que faz uso da internet. Atualmente, a tecnologia é fundamental e aproximar @s alun@s dessa ferramenta é uma maneira de aproxima-l@s do mundo real, pois modernizar os modos educacionais é essencial. Além da colaboratividade e aprendizagem democrática, as ferramentas digitais desenvolvem habilidades cognitivas, ampliam a visão de mundo, favorecem a busca pela informação e a divulgação de trabalhos desenvolvidos.

Sugestão utilizando Google Maps.

Essa atividade deve ser realizada com o uso da ferramenta de visualização de mapas e imagens de satélite da Google, disponível no endereço google.com.br/maps. ​A proposta é analisar criticamente as áreas de cidades com suas praças e parques, áreas de conservação com seus limites em fazendas, áreas socioeconômicas desfavoráveis e relacionar com as que possuem recursos básicos.

 

interdisciplinaridade é fundamental! Converse com professores de outros componentes curriculares, como Matemática, Geografia, História, Sociologia, pois pode-se abordar todas essas questões com esta atividade.

 

Divida a turma em grupos e peça para seguirem os itens abaixo, anotando seus pensamentos e ideias a partir do que foi observado. Ao completar, discuta em grande grupo sobre as causas e consequências das diferentes realidades encontradas nas imagens, ouvindo o posicionamento de tod@s. Finalizando, é importante debater acerca dos problemas socioeconômicos e ambientais que se relacionam ao observado.

1' item:
Entre no Google Maps e pesquise as seguintes coordenadas
-30.035823     -51.217770
Essa área verde é importante? Por quais razões? Há benefícios? Quais?
O que tu pensas sobre essa dualidade (área verde e a cidade)?
Anote as suas ideias.

2' item:
Entre no Google Maps e pesquise as seguintes coordenadas
-30.346114     -51.026596
Esse Parque Estadual é importante? Por quais razões? 
Apesar de ser área de conservação, por que a imagem não é tão verde?
Anote as suas ideias.

3' item:
Entre no Google Maps e pesquise as seguintes coordenadas
-29.429165     -50.392634
Essa UC é importante? Por quê? Visualmente, ela difere do Parque Estadual visto no item anterior, quais os motivos dessa diferença? Com vistas à área ao redor da UC, porque não há vegetação e quais as implicações deste fato?
Anote as suas ideias.

4' item:
Entre no Google Maps e pesquise as seguintes coordenadas
-30.087076     -51.109473
O corpo hídrico visto fornece água ao principal arroio de Porto Alegre, que cruza a cidade e deságua no Lago Guaíba. Qual a razão da água apresentar essa coloração? Quais as possíveis causas, motivos e consequências dessa característica para o ambiente (fauna e flora) e aos seres humanos?
Anote as suas ideias.

5' item:
Entre no Google Maps e pesquise as seguintes coordenadas
-30.158322     -51.212934
-30.061596     -51.140364
-30.023274     -51.156343

Tu podes observar que as três localidades são próximas de áreas verdes do município, porém há diferenças entre cada uma delas. Diga quais as desigualdades existentes. Quais os motivos tu podes apontar para isso?
Anote as suas ideias.

 

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Cite como PESCKE, I.K. Depósito Biológico. 2020. Disponível em www.depositobiologico.com.br.

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O Grande Milagre (2012)