Livros Técnicos.
Materiais para pais, educadores, graduandos e demais profissionais
ATIVIDADES EM ÁREAS NATURAIS
Estar em meio à natureza nos leva ao encantamento, que é a base para a descoberta, além de contribuir para o nosso desenvolvimento físico, mental e emocional, e nos inspirar a participar, de forma plena, de processos de transformação social. Vivenciar a natureza nos convida a perceber as sutilezas dos ambientes externo e interno de cada um. Esse aprendizado, delicado e transformador, é o alicerce para a educação socioambiental que, por sua vez, é essencial para um hoje melhor e um amanhã melhor ainda.
Mendonça, Rita. São Paulo: Ecofuturo, 2017, 85 p.
VAMOS CUIDAR DO BRASIL: conceitos e práticas em educação ambiental na escola
A obra propõe o diálogo com professor@s sobre como a educação pode contribuir para a construção de sociedades sustentáveis. É resultado de um trabalho que debate, dentro da escola, o local e o global, compartilhando conhecimentos e saberes com a comunidade, trazendo lições que podem ser extraídas no dia-a-dia da escola.
BRASIL, Ministério da Educação, 2007, 245 p.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Reúne reflexões sobre teorias e práticas da educação ambiental na escola, contribuindo para o diálogo institucional e para a adoção de novas modalidades de geração de conhecimento. Retrata temas, caminhos e desafios de pesquisa e ensino sobre o tema.
Santos, R. M (org). São Paulo: ANAP, 2015, 73 p.
GUIA PRÁTICO DE PANCs:
plantas alimentícias não convencionais
A sigla PANC, em outras palavras, quer dizer “todas as plantas que poderíamos consumir, mas não consumimos”. Produzir uma PANC significa reconhecer espécies nativas cujo uso está desaparecendo e valorizar a nossa biodiversidade. Muitas plantas não convencionais, por sua resistência e produção variada, garantem um alimento saudável, disponível o ano todo e sem grande custo.
Instituto Kairós, 2017, 44 p.
GUIA PRÁTICO DE PANC PARA ESCOLAS
O objetivo deste material é demonstrar que todas as escolas podem ter hortas com PANCs, em diferentes dimensões e condições, adequadas a cada realidade. Em que a natureza e a agroecologia podem proporcionar abundância alimentar, quando integradas ao cotidiano das escolas, capaz de enriquecer a alimentação dos alunos, o processo de aprendizado, as relações humanas e a cidade. Desse modo, há estímulo à produção e ao consumo locais, à Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional.
Instituto Kairós, 2018, 61 p.
ROTEIRO DIVERSIDADE E EVOLUÇÃO
O tema da evolução da vida é indissociável da diversidade, entendida em suas múltiplas abordagens: biológica, ambiental, étnica e cultural. O roteiro foi formulado por profissionais de educação ambiental do JB e professores e visa esclarecer os conceitos e as possibilidades que nos permitem entender nosso lugar e tempo a partir de um cenário que começa num jardim.
Instituto de Pesquisas JBRJ, 2009, 25 p.
RAÍZES DA CIDADANIA: gênero no jardim
Relatório do I Curso de formação e reflexão sobre gênero e meio ambiente. Como forma de inclusão social, o programa de Equidade de Gênero tem como objetivo fortalecer, qualificar e tornar visível a presença feminina no universo do JBRJ.
Instituto de Pesquisas JBRJ, 2015, 40 p.
