Insetos amigos da horta

Quem tem um jardim em casa já está acostumado a receber visitas de insetos, como percevejos, joaninhas, abelhas. Porém, muitas vezes, não sabe se eles prejudicam ou são benéficos para as plantas.

Pois de antemão saiba: eles são necessários para manter o controle biológico no jardim e principalmente em hortas. Joaninhas, percevejos, libélulas se alimentam de insetos que atacam os vegetais, as famosas pragas, como formigas, pulgões e cochonilhas.



Manter o controle biológico em uma plantação é essencial, tanto que é uma das bases da agroecologia. Esses insetos fazem tão bem para a produção de alimentos que substituem os agroTóxicos, pois combatem naturalmente as pragas que atacam frutas e vegetais. Portanto, manter um número desses animais no jardim é fundamental.


Produção de alimentos em horta doméstica (Foto: Pixabay)


Conheça agora alguns insetos benéficos para as plantas do jardim.



Abelhas

Essenciais para a polinização das flores. A presença delas atesta a biodiversidade do local, ou seja, garante que as plantas darão frutos. Produtores no sistema de agroecologia mantêm caixas de abelhas perto das plantações afim de garantir a polinização. Espécies nativas são preferidas para se ter, como Iraí, Jataí, Mandaçaia, conhecidas por não terem ferrão. Essas estão, inclusive, ameaças de extinção.



Joaninhas

Responsáveis pelo controle biológico de outros insetos, como os pulgões, que acabam com as plantas por se alimentarem da seiva. Além disso, as joaninhas se alimentam também de ácaros e pequenas larvas. Uma joaninha é capaz de devorar mais de 150 pulgões por dia.



Percevejos

Percevejos também protegem as plantas de pulgões e até formigas. Junto com os besouros, devoram inúmeras pragas por dia, beneficiando as hortas ecológicas.



Libélulas

Ágeis e vorazes, as libélulas passam o dia se alimentando. Elas realizam o controle biológico das pragas que atacam hortas e jardins, exterminado-as. Em um único dia podem consumir mais de 30 moscas.



Depósito Biológico possui Licença Creative Commons de Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional baseado no trabalho disponível neste site.

Cite como PESCKE, I.K. Depósito Biológico. 2020. Disponível em www.depositobiologico.com.br.

Sobre     Contato

  • facebook
  • instagram
88x31.png