8 Rs da sustentabilidade.

#1 REFLETIR

Qualquer ato de consumo gera impactos na sua vida, na comunidade, na sociedade, no ecossistema, no país, no planeta. É necessário pensar criticamente na condição de uso dos recursos, sejam eles renováveis ou não. Portanto, potencialize os impactos positivos na sua vida e dos demais e minimize os negativos!

#2 REDUZIR

Diariamente, ações simples de redução do consumo de produtos plásticos, como sacolas, podem beneficiar o ambiente. Menos carros, mais bicicletas. Menos descartáveis, mais retornáveis. Outras atitudes, como fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça, banhos mais rápidos e apagar as luzes quando necessário auxiliam na redução do consumo dos recursos naturais. Menos é mais!

#3 REUTILIZAR
É simplesmente dar uma nova função a um objeto. Bastante ligado ao artesanato e práticas de faça-você-mesmo. A lata pode guardar canetas, o pote guarda outros alimentos, a garrafa plástica serve outra vez. Criatividade!

#4 RECICLAR

A matéria prima de um produto é trabalhada e ganha uma nova forma e função. Aqui ganham espaço a coleta seletiva e a separação adequada dos resíduos: papel, plástico, vidro, metal, lâmpadas, pneus, equipamentos eletrônicos. Essa atitude é extremamente importante após a aquisição, utilização e reuso!

#5 RESPEITAR
Mais que estima e adoração, é uma atitude de consideração por outra pessoa. Respeitar e ter educação pela diversidade étnica, sexual, cultural, ambiental, enfim, de respeito todos gostam!

#6 REPARAR
Sinônimo de consertar, reconstituir, pôr novamente em bom estado. Se estragou, tente arrumar. Se quebrou, tente colar. Se brigou, peça desculpas. Reparar o dano é dar outra oportunidade para que isso funcione de forma igual ou melhor!

#7 RESPONSABILIZAR-SE
Tanto aquilo que nos pertence quanto aquilo que compartilhamos é de responsabilidade nossa. Isto vale para a vida pessoal e para a natureza, pois devemos manter saudável o ambiente que nos cerca. Nosso comportamento e nossas ações impactam positivamente ou não. Somos responsáveis pelas reações de nossas ações!

#8 REPASSAR
No contexto da sustentabilidade, o termo se refere à transferência de recursos. Sendo assim, o conhecimento também é um recurso que deve ser difundido e amplamente compartilhado para construir uma sociedade justa e democrática. Repasse para as pessoas algo que será útil para a vida delas. Seja um referencial, um ativista, um revolucionário. Espalhe pelo mundo coisas boas!

Adaptado de akatu.org.br