8 Rs da sustentabilidade.

#1 REFLETIR

Qualquer ato de consumo gera impactos na sua vida, na comunidade, na sociedade, no ecossistema, no país, no planeta. É necessário pensar criticamente na condição de uso dos recursos, sejam eles renováveis ou não. Portanto, potencialize os impactos positivos na sua vida e dos demais e minimize os negativos!

#2 REDUZIR

Diariamente, ações simples de redução do consumo de produtos plásticos, como sacolas, podem beneficiar o ambiente. Menos carros, mais bicicletas. Menos descartáveis, mais retornáveis. Outras atitudes, como fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça, banhos mais rápidos e apagar as luzes quando necessário auxiliam na redução do consumo dos recursos naturais. Menos é mais!

#3 REUTILIZAR
É simplesmente dar uma nova função a um objeto. Bastante ligado ao artesanato e práticas de faça-você-mesmo. A lata pode guardar canetas, o pote guarda outros alimentos, a garrafa plástica serve outra vez. Criatividade!

#4 RECICLAR

A matéria prima de um produto é trabalhada e ganha uma nova forma e função. Aqui ganham espaço a coleta seletiva e a separação adequada dos resíduos: papel, plástico, vidro, metal, lâmpadas, pneus, equipamentos eletrônicos. Essa atitude é extremamente importante após a aquisição, utilização e reuso!

#5 RESPEITAR
Mais que estima e adoração, é uma atitude de consideração por outra pessoa. Respeitar e ter educação pela diversidade étnica, sexual, cultural, ambiental, enfim, de respeito todos gostam!

#6 REPARAR
Sinônimo de consertar, reconstituir, pôr novamente em bom estado. Se estragou, tente arrumar. Se quebrou, tente colar. Se brigou, peça desculpas. Reparar o dano é dar outra oportunidade para que isso funcione de forma igual ou melhor!

#7 RESPONSABILIZAR-SE
Tanto aquilo que nos pertence quanto aquilo que compartilhamos é de responsabilidade nossa. Isto vale para a vida pessoal e para a natureza, pois devemos manter saudável o ambiente que nos cerca. Nosso comportamento e nossas ações impactam positivamente ou não. Somos responsáveis pelas reações de nossas ações!

#8 REPASSAR
No contexto da sustentabilidade, o termo se refere à transferência de recursos. Sendo assim, o conhecimento também é um recurso que deve ser difundido e amplamente compartilhado para construir uma sociedade justa e democrática. Repasse para as pessoas algo que será útil para a vida delas. Seja um referencial, um ativista, um revolucionário. Espalhe pelo mundo coisas boas!

Adaptado de akatu.org.br

Depósito Biológico possui Licença Creative Commons de Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional baseado no trabalho disponível neste site.

Cite como PESCKE, I.K. Depósito Biológico. 2020. Disponível em www.depositobiologico.com.br.

Sobre     Contato

  • facebook
  • instagram
88x31.png