Sites.

Educação ambiental, preservação, divulgação científica, entre outros.

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (IBAMA)

Órgão executivo criado pela Lei nº 7.735 1989, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). É responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e desenvolve atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais, como água, flora, fauna, solo, outros. Também concede licenças ambientais para empreendimentos de sua competência.

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

O instituto recebe o nome de Chico Mendes que lutou pela defesa da biodiversidade amazônica e é um dos ativistas mais reconhecidos mundialmente. O ICMBio é responsável por propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as Unidades de conservação federais, além de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção da biodiversidade em todo o Brasil.

marcaicmbio.jpg?1561091633.jpg

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

É a agência reguladora dedicada a fazer cumprir os objetivos e diretrizes da Lei das Águas do Brasil. Para isso, regula e monitora o acesso, o uso dos recursos hídricos do Brasil. Elabora e participa de estudos, como Planos de Bacias Hidrográficas em parceria com instituições e órgãos do poder público, além de coordenar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, dando apoio a programas e projetos, órgãos gestores estaduais e à instalação de comitês e agências de bacias, estimulando, assim, a participação da comunidade em uma gestão democrática.

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A SEMA/RS é responsável pela política ambiental no Rio Grande do Sul. No site, há informações importantes sobre a fauna e flora do Estado, entre Educação Ambiental, Legislação Ambiental, Biodiversidade, Recursos Hídricos e Saneamento, Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e Unidades de Conservação, além de um acervo com material bibliográfico: documentos, livros, resenhas, fotografias, mapas.

image030.gif?1561097631.gif
fepam.png

FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL HENRIQUE LUIZ ROESSLER (FEPAM/RS)

A Fundação leva o nome de um dos precursores do ambientalismo no Brasil, Henrique Roessler conscientizava a população contra a caça e o desmatamento confeccionando panfletos. Fundou a União Protetora da Natureza em 1955, considerada a primeira associação ambientalista do país. Hoje, a FEPAM é responsável pelo licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul. Além disso, atua na fiscalização, desenvolvimento de estudos e pesquisas e execução de programas e projetos voltados a assegurar a proteção e preservação do meio ambiente do Estado.

FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RS (FZB/RS)

É o órgão responsável pela promoção e conservação da biodiversidade no Rio Grande do Sul. Através do Jardim Botânico, do Parque Zoológico e do Museu de Ciências Naturais, atua nas áreas de pesquisa, educação ambiental, conservação e lazer atrelado à natureza. A instituição detém coleções científicas, atuais e fósseis, que servem para inúmeras pesquisas no Brasil e no exterior.

LISTA DE ESPÉCIES AMEAÇADAS IUCN

A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, em inglês), desde 1964 propôs a lista vermelha de espécies ameaçadas e hoje é uma das maiores ferramentas para informação global sobre a conservação de espécies animais e vegetais. Há informações sobre tamanho das populações, habitats e ecologia, usos  de áreas. Com base nesses itens é possível encaixar espécies em níveis de risco, como vulneráveis, em perigo, criticamente em perigo, entre outros, auxiliando na tomada de decisão para ações de conservação.

FUNDAÇÃO GAIA LEGADO LUTZENBERGER

A fundação Gaia nasceu na luta ambiental de seu fundador e presidente, José Lutzenberger. Após unir esforços na implantação de alternativas para a construção de uma sociedade mais sustentável ambiental e socialmente, propõe-se a garantia da sobrevivência e sustentabilidade de todas as espécies do nosso ecossistema. Engloba a Educação Ambiental e a promoção de tecnologias socialmente compatíveis, tais como a agricultura regenerativa (ecológica), manejo sustentável dos recursos naturais, medicina natural, produção descentralizada de energia e saneamento alternativo.

captura-de-tela-2019-06-16-a-s-22-55-57_

ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE PROTEÇÃO AO AMBIENTE NATURAL

Fundada em 1971, é uma ONG dedicada à defesa do meio ambiente pioneira no Brasil. Desenvolveu diversas ações importantes, como a participação ativa no processo de tombamento da mata atlântica no RS, a luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos, debates públicos em relação aos transgênicos, entre outras de caráter regional, como a preservação das árvores de Porto Alegre.

GESTÃO AMBIENTAL UFRGS

É o órgão dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul responsável pela elaboração, implementação e acompanhamento do Sistema de Gestão Ambiental e Política Ambiental da UFRGS. Tem por função gerenciar todos os programas e projetos da área, além de acompanhar os processos no âmbito da Universidade que apresentem aspectos relacionados a questões ambientais.

PROJETO BIODIVERSIDADE RS

O RS Biodiversidade - Conservação da Biodiversidade como Fator de Contribuição ao Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – prevê a proteção e conservação dos recursos naturais e busca incorporar o tema biodiversidade nas instituições e comunidades envolvidas. É fundamental realizar ações de conservação para garantir a riqueza de espécies e ecossistemas e reduzir as ameaças existentes sobre a biodiversidade

FAUNA DIGITAL DO RIO GRANDE DO SUL

O projeto é uma plataforma virtual de divulgação científica, criada por um estudante da UFRGS. No site há informações de qualidade referentes as espécies da fauna do Rio Grande do Sul, destacando espécies exclusivas do estado. Será um projeto sempre inacabado, já que são descobertas e descritas espécies da fauna a um ritmo constante; assim, será um projeto com potencial de duração longo, podendo proporcionar e colaborar com trabalho de muitas gerações de estudantes.

captura-de-tela-2019-06-21-a-s-05-12-41.

FLORA DIGITAL

O projeto é como um herbário virtual, cuja coleção fornece dados de plantas dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O acervo apresenta aproximadamente 18 mil fotografias e mais de 2.600 espécies botânicas. A classificação de famílias segue o APGIII e seus contribuintes são especialistas, pesquisadores, estudantes e o público em geral.

KHAN ACADEMY: BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO

A plataforma de educação virtual Khan Academy é uma ONG com propósito de oferecer uma educação gratuita de alta qualidade para todas as pessoas. Na sessão de Biodiversidade e Conservação, dentro da disciplina de Biologia, há vídeo-aulas explicativas cujo conteúdo aborda os ecossistemas e serviços ambientais, a biodiversidade em seus diferentes níveis, bem como as atuais ameaças à ela e como driblar as adversidade e proteger efetivamente a natureza como um todo.

WIKIPARQUES

​Uma plataforma colaborativa, criada pela ONG "O Eco". Foi proposta para os cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre os Parques Nacionais e áreas protegidas. Veja a lista de áreas de proteção do RS que constam no WikiParques, clicando aqui.

((O))ECO

A ONG "O Eco" é fruto do trabalho de uma rede de jornalistas e especialistas, voluntários ou não. Dedicando-se à cobertura de pautas sobre o meio ambiente, agrega jornalistas, escritores, fotógrafos, entre outros, de maneira democrática e tolerante.

UFRGS CIÊNCIA

É um portal de divulgação científica elaborado pela Secretaria de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Secom/UFRGS). A partir da produção e divulgação de materiais jornalísticos sobre as pesquisas desenvolvidas na Universidade, o objetivo é aproximar a comunidade de atividades científicas e grupos de pesquisa e apresentar o conhecimento produzido por alunos, técnico-administrativos e professores.

 INSTITUTO KAIRÓS

Fundado em 2000, fomenta práticas de Produção, Distribuição, Comercialização e Consumo Responsáveis (PDCCR), pela experimentação direta, articulação de redes e políticas públicas e produção de conhecimento em prol da construção de uma sociedade justa, sustentável e saudável. A instituição adota a prática e o fomento da autogestão e desenvolve ações de acordo com os princípios da Economia Solidária, Agricultura Camponesa/Familiar, Agroecologia e Soberania Alimentar.

captura-de-tela-2019-06-18-a-s-22-55-47.
191142480.png?1561145460.png

ECOTECA DIGITAL TERRA BRASILIS

O Instituto Terra Brasilis promove a conservação e o uso responsável do patrimônio natural e cultural brasileiro. A Ecoteca Digital é uma biblioteca virtual, aberta e de fácil acesso, que reúne publicações digitais com a temática ambiental. O material inclui educação, gestão, mapas, manejo e conservação ambiental, legislação, turismo, recursos hídricos, mudanças climáticas, jogos interativos, entre outros.

Depósito Biológico possui Licença Creative Commons de Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional baseado no trabalho disponível neste site.

Cite como PESCKE, I.K. Depósito Biológico. 2020. Disponível em www.depositobiologico.com.br.

Sobre     Contato

  • facebook
  • instagram
88x31.png